builderall

A engenharia civil me encanta de diversas maneiras mas com certeza um dos pontos principais que me fez escolher esta área foi a abrangência dela! 


Dentro da engenharia civil podemos atuar em diferentes áreas, mesmo sem nenhuma pós graduação ou até mesmo mestrado ou doutorado. (Na maioria dos casos, apenas a prática ou curso complementar já basta.)


Para entender melhor melhor quais são estas áreas e como elas funcionam, eu separei este post em tópicos bem explicativos! 


1- Projetos de redes de gás 



Nesta área tanto engenheiros civis quanto arquitetos podem atuar. Os projetos de redes de gás são geralmente feitos para condomínios residenciais, comércios, empresas e em alguns casos até residências comuns também!


Geralmente, o projeto é feito a partir da rede que passa na rua, até os pontos onde serão utilizados de fato. (fogão, forno e em alguns casos, chuveiro também!) Todo projeto de rede de gás exige a ART ou RRT, por isso obrigatoriamente deve se elaborado por um profissional formado.



2- Projetos de torres de telecomunicações


Este foi um dos projetos que eu já atuei e olha, era uma área que eu não tinha conhecimento nenhum que um engenheiro civil poderia atuar! 


Dentro desta área, o engenheiro civil pode atuar tanto com projetos das fundações das torres de telecomunicações como também no projeto da torre em si! (Geralmente em estrutura metálica) Os projetos são feitos para grandes empresas, que constroem as torres para assim, as operadoras colocarem suas antenas nela. (Um breve resumo de como funciona o mercado de fato desta área. :) )


3- Georreferenciamento rural



Para atuar nesta área o profissional precisa ter o conhecimento de Georreferenciamento em sua formação! 


O Georreferenciamento (quase um trava línguas) nada mais é do que o mapeamento do terreno, com o objetivo de definir a sua exata posição geográfica. Geralmente é feita por drones ou equipamentos de alta tecnologia. Claro, além de softwares específicos. A demanda para este tipo de serviço é grande e nem sempre conseguimos encontrar profissionais e empresas qualificadas. (Fica ai a dica!!)


4- Perícia técnica



Dentro da perícia o engenheiro costuma emitir um laudo que serve para mostrar a "qualidade" da estrutura. No laudo o engenheiro aponta os possíveis riscos do imóvel e a sua gravidade também. É uma área em grande crescimento e com um aumento de demanda incrível também. Todo empreendimento precisa de uma perícia periódica. 


Vale ressaltar que a perícia não é apenas para os prédios que estão com grandes patologias. Ela vale também para residências que querem ser expandidas, residências ao lado de grandes obras e assim por diante!! A perícia técnica é bem abrangente. 



5- Projetos de fundações



Esta área geralmente está embutida em estruturas, mas já trabalhei em empresas que tinham setores só de fundações e olha.. é um excelente meio para você trabalhar como autônomo. Todo projeto precisa de fundação, então pensa só o tanto que esta área pode ser grande e dominável. 


Aaah vale lembrar que dominar o estudo do solo é importantíssimo nesta área viu?


Espero que este artigo te ajude a entender melhor sobre estas áreas e te ajude a buscar novas ideias dentro desta profissão maravilhosa e ampla! 


Claro, não podia deixar de falar aqui né, se você quer dominar a elaboração de projetos desde o básico ao 3D, você precisa fazer parte do meu time de projetistas! 


CLIQUE AQUI e venha conhecer o treinamento Projetista Completo.