O que é steel deck?
De forma resumida, a laje steel deck é composta por uma espécie de sanduiche. É formado por telhas de aço galvanizado que recebem camada de concreto.
A telha contém nervuras largas com conectores de cisalhamento, além de ter um formato trapezoidal. As nervuras permitem que o concreto e o aço ajam juntos, assim reduzindo o peso da estrutura.
Sobre as formas de aço
Espessura das formas: entre 0,80mm a 1,20mm
Comprimento aprox.: até 12 metros
São formadas a frio e permanentes, servindo tanto para a concretagem quanto como armadura positiva. A forma apresenta ranhuras que servem para proporcionar maior aderência entre ela e o concreto e consequentemente uma maior superfície de ancoragem.
Como é instalado as lajes steel deck
As formas metálicas são posicionadas onde será a laje com a ajuda de guindastes (dependendo do tamanho das formas).
Após posicionadas sobre as vigas, elas são alinhadas e fixadas nos pontos de apoio, além de serem fixadas umas nas outras também. Após isso, ela recebe uma malha superior em toda a superfície, onde será aplicado o concreto auto adensável. O concreto deve ser aplicado apenas em um ponto e a partir dai vai preenchendo os outros vãos.
Não é recomendado utilizar aditivos a base de cloretos para acelerar a cura do concreto, pois eles podem prejudicar as chapas de aço.
Para a passagem da tubulação, ele pode ser furado após atingir no mínimo 75% da sua resistência.
Esse tipo de laje não exige a manutenção constante, exceto em ambientes agressivos, como locais próximos ao mar ou industriais.
É um tipo de laje que vem crescendo o uso aos poucos no Brasil, ela tras agilidade na obra, na maioria dos casos não necessita o uso de escoras e tem uma redução significativa nos custos de montagem e desmontagem, mão de obra e aluguel de equipamentos em relação a uma laje convencional.