No memorial descritivo é onde deve ser detalhado tudo sobre a obra, desde informações estruturais até a descrição dos materiais que serão utilizados, como os de instalações elétricas, hidráulicas, revestimentos, louças e afins!
O memorial descritivo é entregue junto com o projeto executivo. Quando tratamos de edificações, o memorial descritivo deve seguir a NBR/15575 ? Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais.
Algumas informações que devem conter no memorial conforme NBR/15575:
Existem vários tipos de memoriais descritivos, desde modelos para construção de obras residenciais como para demolição também.
Como elaborar um memorial descritivo
É importante enfatizar que o memorial descritivo é a descrição de todo o seu projeto! Por isso, você deve descrever detalhadamente cada passo do projeto, por ordem de construção.
Vamos supor que você irá construir uma casa, então você deve começar descrevendo os dados gerais da obra, como sua localização, tamanho do terreno e afins. Deve ficar claro também sobre a equipe técnica da obra e as considerações gerais sobre o projeto.
Feito isso, deve-se descrever detalhadamente os estudos preliminares, como será feito a fundação e toda a estrutura da obra, (desde pilares, vigas e paredes) Sempre descrevendo com detalhes seus tamanhos, materiais utilizados e modo de execução. Seguindo este mesmo raciocínio, é só fazer a descrição de todo o projeto da casa!
Antes de começar a criar o seu memorial descritivo, busque modelos de profissionais que você conheça ou até mesmo na internet. (Cuidado com os conteúdos que você pega na internet, é preciso avaliar se o modelo realmente é valido ou não.)
Caso seja o seu primeiro memorial descritivo, aconselho ler a NBR /15575, é interessante para se ter uma noção de como começar!