Quando falamos em Engenheiro Civil o que você imagina? Alguém construindo prédios ou casas, certo?
Porém a área da Engenharia Civil é muito ampla! Vou listar aqui 7 áreas em que um Engenheiro Civil pode atuar sem a necessidade de especialização:
1- Construção Civil
Seguindo o primeiro raciocínio que temos, a construção civil envolve muito mais do que apenas a construção de casas ou prédios. Entra aqui o planejamento e gerenciamento de obras, além de todo o projeto por trás de cada obra.
2- Materiais de Construção
Nesta área o Engenheiro Civil se concentra nos materiais de construção que costumam ter grande procura. Atuam buscando novas tecnologias e buscando formas de melhorar a utilização dos materiais. Além também de atuar diretamente auxiliando na confecção de novos produtos.
3- Estruturas
Esta é uma área que envolve tanto o cálculo estrutural quanto a elaboração de projetos estruturais. Aqui, podemos citar estruturas de concreto armado, metálicas e até mesmo de alvenaria estrutural. É uma área de grande responsabilidade, pois é a responsável por fazer a sua obra ficar de pé!
Curiosidade: Sabe essas torres de telecomunicações? Ela é calculada por Engenheiro Civil também!
4- Geotecnia
Poucas pessoas optam por esta área. Ela realiza o estudo do solo. Podemos citar aqui a sondagem e a análise do solo. É este estudo que dirá se o solo poderá ser afetado devido a obras, escavações e a utilização em geral do terreno. Também é através da sondagem que é identificado o nível de lençol freático e outros dados importantes em obras de grande porte.
5- Saneamento
Essa área da Engenharia Civil explora de modo geral o uso da água. Entra nela projetos e obras de saneamento básico e saneamento geral. Envolve desde água potável a esgoto, resíduos e drenagem. Encaixa nela abastecimento de água, de esgoto, gerenciamento do lixo urbano e dos seus sistemas de tratamento.
6- Estradas e transportes
Uma das maiores áreas da Engenharia Civil e para ser sincera, a que eu mais gosto! É uma área que possui muitas ramificações. O Engenheiro que atua nesta área pode trabalhar na construção, manutenção, pavimentação e no traçado de estradas. Já na parte de transportes, pode atuar no planejamento de sistemas de transportes, gestão e operação de redes rodoferroviárias,portos,aeroportos, além de logística, como o estudo do tráfego com vistas a otimização da capacidade de tráfego, visando reduzir congestionamentos.
7- Segurança do Trabalho
Uma área de muita importância e infelizmente ignorado por muitos. Nesta área o engenheiro tem como responsabilidade zelar pela saúde e integridade física do trabalhador. Sempre visando reduzir ou eliminar risco de acidente do trabalho.